Basics

Nas reuniões do CEPETI, os fluidos (especialmente os cristalóides) são tema corriqueiro de discussões entre médicos coordenadores e residentes. O HCor está conduzindo o maior estudo de fluidos já realizado em Terapia Intensiva.

Como objetivo primário, o BASICS deseja comparar o uso de Soro Fisiológico 0,9% com uma solução cristalóide balanceada - Plasma-lyte, para expansão volêmica, visando diminuir a mortalidade em paciente graves e com alto risco de lesão renal em até 90 dias. Em conjunto, deseja determinar o efeito na mortalidade na administração rápida versus lenta.

Como critério de inclusão principal encaixam-se pacientes que na avaliação do médico necessitem expansão volêmica, onde a aleatoriedade da velocidade e solução não traz risco ao paciente, necessidade de internamento >48hrs e presença de fator de risco para injúria renal delimitados no estudo. Distúrbios hidroeletrolíticos graves, necessidade de Terapia de substituição renal nas próximas horas e irreversibilidade clínica norteiam os critérios de exclusão.

Espera-se um recrutamento de aproximadamente 11.000 pacientes em 70 UTI brasileiras com duração de 16 meses. Até o momento, foram randomizados pouco mais de 3 000 pacientes após 1 ano de estudo.

O CEPETI está participando ativamente da inclusão de pacientes, no momento nos hospitais Vita Batel e o Instituto de Neurologia de Curitiba. Até agora, já foram inclusos  45 pacientes. O estudo continua em andamento, e nós aguardamos a inclusão de mais hospitais no grupo CEPETI.