Cubist

A pneumonia nosocomial é a infecção hospitalar mais comum e com maior morbi-mortalidade, é responsável por cerca de 50% das mortes associadas a infecções hospitalares, além de prolongar o internamento.

O estudo Cubist,foi um estudo prospectivo, randomizado, duplo-cego, multicêntrico de fase III e teve como objetivo primário demonstrar a não inferioridade do Ceftalozone/tazobactam em comparação ao Meropenem. O Ceftalozone/tazobactam até o momento está aprovado para o uso em adultos com infecções do trato urinário complicados e infecções intra-abdominais complicadas.

O estudo reforça a necessidade de diagnóstico clínico, laboratorial e radiológico como critério de inclusão, e reforça, nos critérios de exclusão, diagnósticos ou condições que interfiram na avaliação ou interpretação dos desfechos.

Em Abril de 2018 foram encerradas as inclusões (726 pacientes globalmente) e coletas de dados. O CEPETI contribuiu com 7 pacientes das UTI´s do Hospital Universitário Cajuru e Hospital do Trabalhador. Aguardamos ansiosamente o desfecho final.