LIVEN Shock III

É o estudo nacional mais recente que o CEPETI faz parte e tem como objetivo a inclusão de muitos pacientes que ajudarão na determinação do perfil epidemiológico dos pacientes com choque. O choque é a causa mais frequente de admissão nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), apresentando morbidade associada significativa e uma mortalidade que pode exceder o 50%.

A Latin America Intensive Care Network (LIVEN) é uma rede de pesquisa formada por um grupo de intensivistas e pesquisadores da América Latina que estão desenvolvendo estudos epidemiológicos para a análise situacional do cuidado crítico na América Latina.

Em conjunto com a Brazilian Research in Intensive Care Network (BRICNET), a LLIVEN está conduzindo uma coorte multicêntrica com inclusão de dados de pacientes com choque durante duas semanas. Espera-se a inclusão de 500 a 750 pacientes até o final do estudo, em toda a América Latina.

Serão incluídos todos os pacientes admitidos nas unidades que atendam os critérios diagnósticos de choque, sejam eles, distributivo, cardiogênico, anafilático ou hipovolêmico, no período do estudo.

O CEPETI contará com a participação das UTI’s dos hospitais Cajuru, INC, Nações, Trabalhador, Marcelino Champagnat e Santa Casa para coleta de dados. Estamos aguardando a liberação pela LIVEN e aprovação dos CEPs locais.