Considerando a necessidade médica atual e mundial relacionada ao tratamento de infecções causadas por bactérias gram-negativas que apresentam resistência aos carbapenêmicos por diversos mecanismos, a Shionogi que lidera um estudo com a participação de 135 centros de estudos, incluindo o CEPETI, apresenta um estudo fase III, de uma nova droga projetada contra os patógenos resistentes que também mostra-se superior nas infecções adquiridas na comunidade.

Trata-se de um estudo multicêntrico, randomizado, de grupos paralelos, 1:1, duplo-cego que compara a nova droga ao Meropenem no tratamento da pneumonia bacteriana adquirida no hospital e associada à ventilação mecânica causada por patógenos gram – negativos. A nova droga batizada genericamente de Cefiderocol, uma cefalosporina semelhante a Cefepima – 4ª geração com espectro para gram negativos e positivos (exceto MRSA).

Visando uma margem de não inferioridade de 12,5% e levando em consideração a exclusão de alguns eleitos por não se enquadrarem nos critérios, estima-se a inscrição de 300 pacientes, com duração de 22 meses até sua conclusão.

Os critérios de inclusão baseiam-se no diagnóstico clínico, laboratorial e radiológico de pneumonia nosocomial e associada à VM. Já os de exclusão neste estudo baseiam-se principalmente na etiologia como pneumonia adquirida na comunidade, pneumonia atípica, viral, fúngica ou química.

O CEPETI será centro coordenador no Brasil deste estudo e estamos aguardando os próximos passos para abertura no centro e início de recrutamento dos pacientes.